Cores de cabelo: inspirações para todos os estilos!

Mulher de cabelo cacheado, loiro dourado

Uma das dificuldades na hora de mudar o visual é escolher uma entre as diversas possibilidades de cores de cabelo, não é verdade!? São tantas opções por aí que até parece impossível ficar por dentro do que está rolando e fazer uma boa escolha. Por isso trouxemos as principais tendencias desse ano, além de opções clássicas, estilosas e técnicas diferentes para inspirar. Quer conferir!? Então continue por aqui!

Tabela de cores de cabelo

Antes de qualquer coisa é legal ter uma noção básica da tabela de cores de cabelo. Isso porque, dessa maneira, você consegue entender melhor a lógica das cores base e suas nuances e escolher com maior precisão a tonalidade desejada. Além disso, fica muito mais fácil de decidir entre as cores de tinta de cabelo na perfumaria. Por exemplo, porque você consegue entender os números nas caixinhas e descobrir qual coloração está mais próxima do que você busca. Confira!

Cores base

É a cor principal do look, que aparece em maior evidência. Essa cor geralmente está representada nos números que vêm antes do ponto, por exemplo, o preto é 2, e é representado como 2.0. Quando o zero vem após o ponto, significa que a cor é puramente essa, sem nenhum tipo de reflexo, apenas preto, nesse caso. Confira a tabela abaixo.

  • Preto azulado – 1
  • Preto – 2
  • Castanho escuro – 3
  • Castanho médio – 4
  • Castanho claro – 5
  • Louro escuro – 6
  • Louro médio – 7
  • Louro claro – 8
  • Louro muito claro – 9
  • Louro claríssimo – 10

Nuances

As nuances são os reflexos trabalhados em cima da cor base, é a personalização dessa cor, tornando-a levemente diferente. As nuances são indicadas após o ponto na tabela de cores. Então se você quer um loiro médio acobreado, se trata de um 7.4. Ele ainda é louro médio, porém, com reflexos em cobre. Veja só!

  • Reflexo cinza – 1
  • Reflexo irisado ou mate – 2
  • Reflexo dourado – 3
  • Reflexo acobreado – 4
  • Reflexo acaju – 5
  • Reflexo vermelho – 6
  • Reflexo marrom ou chocolate – 7
  • Reflexo azul – 8
  • Reflexo verde/mate (ou violeta) – 9

Outras informações

Quando um número se repete após o ponto, quer dizer uma intensificação da cor. Ou seja, se a cor está representada como 7.44, por exemplo, ainda se trata de um louro médio acobreado, porém, os reflexos acobreados são intensificados.

Cores de cabelo de acordo com o tom de pele

Antes de tudo é importante destacar que você pode investir em qualquer cor de cabelo que tiver vontade, independente do tom de pele. Isso porque você é uma mulher livre e dona de si e deve apostar naquilo que gosta e tem vontade. Entretanto, trouxemos aqui algumas dicas de harmonização do tom de pele com a cor do cabelo. Ou seja, opções de cores que, de acordo com o visagismo, acabam trazendo um visual mais equilibrado quando combinadas. Fique de olho nas nossas dicas, porém, a decisão do que escolher cabe somente a você, certo!? Então vamos lá!

Harmonizando cores de cabelo com a pele branca

As cores que mais combinam com a pele branca avermelhada são aquelas mais frias e escuras, de preferência com reflexos em cinza. Já para quem tem aquela pele bem clarinha mesmo, a dica é: evite tons muito escuros que podem contrastar demais com o seu rosto, como o preto azulado, por exemplo, ou muito claros, como o loiro platinado, que pode deixar o seu visual muito pálido e homogêneo. Isso porque a cor do cabelo se mistura com a do rosto. De resto, está tudo liberado.

Harmonizando cores de cabelo com a pele amarelada

Nesses casos o melhor conselho é investir em reflexos acobreados, dourados ou em vermelho. Pois eles que dão destaque na medida certa para o rosto, garantindo um aspecto saudável e cheio de vida.

Harmonizando cores de cabelo com a pele negra

Para as mulheres negras de pele clara, vale apostar em tons próximos ao chocolate, que garantem um visu bem natural e que fica lindo quando recebe o reflexo da luz. Você também pode combinar a cor com luzes levemente mais claras, mantendo essa pegada simples. As mechas tiger eye também ficam incríveis fazendo um mix entre marrom, dourado, castanho e bronze, que iluminam sem muito contraste e são uma alternativa para quem não quer partir para as mechas loiras. Ah e o look valoriza demais o cabelo cacheado também.

Já as negras de pele escura podem se jogar nos tons escuros com dourado ou vermelho, cheios de atitude e muito sedutores. Aliás, o mix de cobre e castanho também fica bem legal. Uma boa dica é investir na raiz esfumada para garantir retoques mais espaçados. Tons de castanho e avelã também são preciosos para a pele negra, pois iluminam a face de maneira natural, além de entrar em sintonia com o tom da pele, o que causa um efeito lindíssimo e harmônico. Para quem deseja ficar loira, as tonalidades de dourado são a melhor aposta pela naturalidade.

Tendência de cores de cabelo

Agora que já temos uma ideia do que combina com o que, está naquele momento que todo mundo ama: novas tendências! Então fique ligadinha para descobrir o que está rolando de mais bacana nesse ano em termos de cores de cabelo. Bora?

Blorange

Ele mal chegou e já está dando o que falar! Quem diria que a cor da vez seria um tom fantasia? Isso porque eles geralmente acabam caindo do gosto da galera mais descoladinha e tudo mais, porém, essa cor vem surpreendendo pela busca que está cada vez maior em um curto período de tempo. A tonalidade mistura loiro e laranja, por isso o nome, pois blonde é loiro em inglês e orange significa laranja, a mistura dos dois fica blorange. O resultado está entre outros dois grandes sucessos das últimas temporadas: o rosé gold e o strawberry blonde. Não tem como não se apaixonar, afinal, duas cores tão lindas misturadas só tem como dar certo mesmo.

Cabelos coloridos – tons fantasia

Falando em cores fantasia, elas estão com tudo mesmo e, ao que tudo indica, o momento é propício para se jogar em uma mudança mais radical e diferentona. Certamente, a cor da vez é o azul jeans, seguido pelo turquesa, roxo, lilás e até mesmo o cabelo neon, que voltou com força inspirado nos anos 80.

Marsala

Sabe aquela mistura entre vermelho e roxo que não sai da cabeça da mulherada já tem algumas temporadas? Pois então, ela continua poderosa. O cabelo marsala faz muito sucesso pelo seu toque sedutor e cheio de vida, entretanto, não só por isso. Essa cor é super democrática, pois pode ser mais aberta e vibrante ao mesmo tempo em que pode ficar mais escura e fria, tudo vai depender do seu estilo pessoal e do quanto você vai querer descolorir o cabelo. O marsala também é a escolha de quem sempre quis apostar no cabelão vermelho, mas fica com receio de se jogar de vez na tonalidade mais intensa dessa cor, para isso o modelo é uma boa alternativa, já que pode ser intenso e um pouco mais discreto ao mesmo tempo.

Acaju

O acaju é outro queridinho entres as mulheres, além disso, também está muito próximo do marsala em termos de tonalidade. A grande diferença entre eles é que o acaju não tem pigmentos roxos evidentes como o anterior, apresentando um fundo um pouquinho mais quente.

Loiro platinado

Essa é uma das paixões nacionais que não vai embora tão cedo. Isso porque o loiro platinado é cheio de personalidade, glamour, charme, além de ser uma cor lindíssima e super iluminada. É a escolha das mulheres que gostam de estar na moda e não tem medo de chamar a atenção quando chegam em algum lugar, afinal, o loiro platinado é cheio de classe! Se você sempre quis um loiro platinado para chamar de seu, porque não apostar nele agora mesmo!?

Tons claros para cores de cabelo

-Loiro nude: o visu é uma das apostas para as próximas temporadas, além de ser sinônimo de sofisticação. Isso porque ele mistura tons quentes e frios para criar o aspecto neutro que vai bem em todos os tons de pele e estações do ano, além de promover um efeito bem natural. O visual monocromático é adepto do “menos é mais”, dando pouca margem para erro, e ainda valoriza o estilo minimalista que é moderno e está em alta.

-Scandi blonde: o estilo é inspirado no cabelo das crianças escandinavas, naturalmente claríssimos e quase brancos. O que difere do cabelo platinado tradicional é que, ao invés de ter um fundo frio e próximo do cinza ou roxo, o scandi vem com reflexos mais amarelados e naturais. O visual cai como uma luva nas peles frias, mas não exclui aquelas com tons quentes e rosados, basta saber harmonizar para que a pele não apresente muito contraste.

Tons escuros para cores de cabelo

Rosé brown hair

Depois do rosé gold, agora temos o rosé brown hair. Ao invés de misturar o loiro dourado com o rosa, ele vai com o marrom. A base em castanho com mechas rosé promete bombar neste ano com muita classe e delicadeza para quem gosta de fios escuros, mas sem exageros.

Marrom acinzentado

Essa tonalidade de cabelo é invejada por muitas mulheres, já que essa cor não é naturalmente tão comum e reproduzi-la nem sempre é uma tarefa muito fácil. Essa versão fria de castanho mistura marrom na raiz e vai ficando cinza até chegar às pontas. O visual é discreto e cheio de classe.

Opções de mechas e Luzes

Cold brew

Uma tendência que veio para arrasar é o cabelo cold brew. São mechas feitas no cabelo escuro, de preferência castanho escuro ou preto. Essas mechas são levemente mais claras do que a cor de base, com tons de caramelo. O modelo é inspirado no aspecto da bebida gelada que mistura café com leite, por isso o nome. Ele é uma releitura do look morena iluminada para quem tem fios bem escuros.

Babylights

Essa técnica de luzes espalha mechas bem fininhas que vão da raiz às pontas para criar um aspecto bem natural, como mechinhas de cabelo de bebê, efeito que inspirou o nome. Elas ainda costumam usar cores não muito distantes da cor base, para que não haja um contraste muito grande. Além disso, as mechas são bem espalhadas, para que o efeito fique discreto e equilibrado.

Como tingir o cabelo em casa

O mais indicado é sempre tingir o cabelo com um profissional de confiança para que ele possa alcançar o resultado desejado com perfeição e o mínimo de danos possível aos fios. Entretanto, se você quiser muito realizar o procedimento em casa confira o passo a passo.

Passo 1: primeiramente comece um cronograma capilar algumas semanas antes de realizar o procedimento para preparar os fios.

Passo 2: procure referências, leia sobre o processo e compre a tinta desejada.

Passo 3: 48 horas antes da transformação faça um teste de porosidade para verificar se o fio está saudável e um teste de sensibilidade para saber se a sua pele não apresenta algum tipo de irritação contra os componentes do produto. Se tudo estiver ok é só prosseguir, do contrário, suspenda o processo.

Passo 4: no dia de realizar a coloração faça um teste de mecha para avaliar a resistência do fio ao produto e o resultado. Caso tudo ocorra bem, você pode continuar.

Passo 5: aplique uma pomada protetora nas têmporas, testa e orelhas antes de começar.

Passo 6: coloque uma luva plástica ou de silicone, divida o cabelo em quatro parte e vá aplicando a tinta com um pincel, mecha a mecha, abrindo-as com a outra ponta da ferramenta. Caso tenha optado pela técnica de iluminação com mechas, separe-as antes e aplique a coloração. Por outro lado, se quiser fazer luzes, coloque um touca de silicone própria para isso, puxe os fios desejados e aplique o produto.
Passo 7: feito isso, aguarde o tempo indicado e enxágue bem.

Passo 8: lave com shampoo e condicionador.

Passo 9: finalize como quiser.

Observações: Para quem optou por tons de loiro mais claros como dourado ou platinado será preciso descolorir o cabelo primeiro, enxaguar após o tempo de pausa, secar e só então aplicar o tonalizante. Depois disso, aguarde o tempo indicado na embalagem novamente, lave com shampoo e condicionador, depois finalize.

Cuidados para manter a cor do cabelo

-Siga o cronograma capilar em dia.
-Use um shampoo sem sal para evitar o desbotamento.
-Neutralize manchas com produtos matizadores.
-Recupere a cor tonalizando os fios com um banho de brilho.
-Evite ferramentas de calor (secador e prancha).
-Nunca esqueça do protetor térmico.

15 inspirações de cores de cabelo

E se você gostou dessa matéria completíssima sobre cores de cabelo, inspire-se ainda mais para mudar o visual com 15 imagens incríveis!

Cores de cabelo: inspirações para todos os estilos!
4.7 (93.33%) 6 vote[s]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia