Como fazer o teste de elasticidade e cuidar dos fios elásticos

Para ter um cabelo saudável e bonito não basta apenas ter à mão produtos de qualidade e conhecer os mais variados tratamentos – você precisa saber o que ele precisa.

A elasticidade, por exemplo, é umacaracterística natural de todos os fios e é justamente ela que permite que eles não quebrem facilmente quando você desembaraça.

E saber como anda a elasticidade do seu fio é muito simples! Em poucos minutos, você pode fazer o teste de elasticidade e, assim, montar a sua rotina de cuidados capilares corretamente.

Como fazer o teste de elasticidade

Fazer o teste de elasticidade é muito fácil e você só vai precisar retirar um fio de cabelo do topo da sua cabeça, segurá-lo nas duas pontas, enrolando entre os dedos (assim como é feito com um fio dental) e esticá-lo.

Nesse processo, alguns resultados são possíveis:

  1. Ao puxar o fio e soltar, ele volta à forma original e resiste à quebra.
  2. Ao puxar o fio, ele mostra resistência, mas, mesmo assim, parece sem elasticidade e quebra com facilidade.
  3. Ao puxar o fio, ele estica um pouco, mas não volta ao estado normal e, depois, arrebenta.
  4. Ao puxar o cabelo, ele quebra, mostrando que não tem força e nem elasticidade.

Separe 5 minutinhos, faça o teste e observe como seu fio de cabelo se comporta. Qual dos 4 resultados você teve? Com o seu resultado, veja o que as suas madeixas precisam.

Cuidar dos fios elásticos
Fios elásticos precisam de cuidados específicos

Como cuidar de fios elásticos

Dependendo da resposta do seu fio no teste de elasticidade, um tratamento é indicado. Descubra cada um deles, de acordo com o resultado do seu teste:

Resultado 1: quando o fio volta a forma original e não quebra, é sinal de que ele está saudável! Continue seguindo o cronograma capilar que já tem feito e continue acompanhando a saúde do cabelo.

Resultado 2: quando o fio até mostra resistência, mas depois se parte, é sinal de que está precisando de nutrição e hidratação

Para nutrição, use a Máscara S.O.S Hidratação Turbinada, que possui manteiga de karité, azeite de oliva e óleo de rícino, 3 ingredientes perfeitos que, juntos, são a solução dos seus problemas. Já na etapa de hidratação, aplique a Máscara de Hidratação Cachos e Crespo, que é turbinada com glicerina, manteiga de karité e vitaminas A, D, E e F.

Resultado 3: quando o fio estica, não volta ao estado normal e se parte depois, isso quer dizer que ele precisa de uma reconstrução

Nessa etapa você pode contar com a com a Máscara S.O.S Hidratação Bio-reconstrução Fortalecedora, que possui na fórmula proteína do ovo, colágeno e queratina, nutrientes essenciais para devolver a resistência e a elasticidade.

Resultado 4: quando o fio, sem forçar muito, já parte, mostra que ele necessita de hidratação

Use a Máscara de Hidratação Intensa Tratamento Profundo S.O.S Cachos, que tem óleo e manteiga de coco, que promovem uma super hidratação.

Agora que você sabe identificar exatamente as necessidades do seu cabelo, além de economizar tempo e recursos, vai conseguir escolher o melhor tratamento para ele.

E se quiser continuar se tornando uma expert em cabelos, faça também o teste de porosidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Horas
minutos
segundos