Quando trocar a escova de cabelo? Confira nosso guia!

A escova para cabelo é um item indispensável nos cuidados com os fios e faz parte do arsenal de acessórios que servem tanto para desembaraçar, quanto para modelar as madeixas.

Só que mais do que uma função prática, a gente sabe que muita gente tem um apego emocional pelo utensílio, muitas vezes pelo efeito que traz, outras por trazer maior praticidade. E são justamente essas pessoas que só de ouvir sobre quando trocar a escova que ficam apavoradas!

Se você faz parte desse grupo, nós temos duas notícias – uma má e outra boa: a má é que chegou a hora de você trocar a sua escova de cabelo; a boa é que vamos te dar alguns motivos para você se convencer disso.

Preciso mesmo trocar a minha escova de cabelo?

A menos que você queira criar uma colônia de férias para bactérias, você precisa trocar regularmente a sua escova para cabelo

A escova de pentear cabelo é um campo fértil para as bactérias, que aliadas à poeira que vai se acumulado diariamente, formam um ambiente nocivo para a sua saúde capilar. Como? Imagine que toda essa sujeira é alimentada todas as vezes que você penteia os fios e parte é depositada no seu couro cabeludo. Nojento, né?

Mais que uma nojeira sem fim, esse ciclo pode causar irritação no couro cabeludo e obstruir os folículos capilares, o que pode levar à queda. E se você tem caspa, o cenário é ainda pior! Ao usar uma escova para cabelo que já deveria ter sido trocada, você está colocando a caspa de volta no couro cabeludo todas as vezes que penteia.

Então, quando trocar a escova de cabelo? Por mais linda e funcional que seja a sua escova, ela deve ser trocada a cada 6 seis meses ou, no máximo, uma vez por ano. Claro que esse prazo vai depender muito do material de que ela é feita, por isso, fique de olho se há alguns sinais que mostram que ela deve ser substituída. Não sabe quais? Abaixo nós explicamos.

Escovas para cabelo
Fique atenta aos sinais que indicam quando trocar a escova

Quando trocar a escova antes do tempo recomendado?

A sua escova de cabelo pode estar pedindo socorro e só você não percebeu! Fique atenta a alguns sinais que mostram que você deve trocá-la urgentemente:

  • Cerdas deformadas
  • Dentes faltando
  • Muita sujeira
  • Almofada mole ou rachada (raquete)
  • Bolinhas caindo (raquete)

Comprei uma escova nova, como manter limpa?

Agora que você se livrou daquela escova velha e cheia de bactérias, chegou o momento de cuidar bem da nova! Anote algumas dicas para ter uma boa durabilidade e limpeza da sua escova para cabelo durante a vida útil dela.

  • Remova os fios de cabelos que ficam acumulados.
  • Lave com sabão neutro e água corrente, pelo menos, uma vez por mês.
  • Se estiver muito suja, deixe a escova de molho entre 15 a 30 minutos (exceto escovas almofadadas).
  • Deixe secar naturalmente, pendurando-a pelo cabo.

Pronto, tiradas as dúvidas sobre quando trocar a escova, fica uma última dica: anote na agenda o dia que comprou a sua escova para cabelo, assim, você não vai esquecer o dia que ela deverá ir embora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Horas
minutos
segundos