Querendo investir nos cabelos com mechas perfeitas? Vamos ensinar como!

mechas

Apostar nos cabelos com mechas é uma das principais escolhas das mulheres quando o assunto é repaginar o visual. Isso porque elas são capazes de provocar tanto mudanças mega radicais, quanto algo mais discreto e simples, tudo depende do que você procura e do seu estilo pessoal. Por isso é correto dizer que elas são super democráticas e versáteis. Quer saber mais sobre a infinidade de looks que você pode alcançar com as mechas? Fica por aqui!

O que são mechas?

As mechas são técnicas de iluminação capilar que podem ser realizadas tanto com a aplicação da mistura de pó descolorante com água oxigenada em faixas de cabelo previamente selecionadas, quanto com a própria tintura capilar com a cor desejada. Tudo vai depender do efeito que você busca e também da cor base que já está nos cabelos, seja ela natural ou não. Elas podem ser feitas à mão livre com o pincel ou mesmo com o auxilio do papel alumínio. São marcadas e sua espessura pode variar de acordo com a técnica utilizada

Diferença de luzes e mechas no cabelo

Ao contrário das mechas, as luzes são aplicadas em faixas menores de cabelo, ou seja, são bem mais fininhas e menos marcadas do que as mechas. Elas são escolhidas por proporcionarem um efeito mais discreto e natural, como se fossem realizadas pelo efeito clareador dos raios solares. É claro que luzes claríssimas e contrastantes não causam esse efeito discreto, mas também ficam lindas. Assim como as mechas, esse procedimento pode ser feito à mão livre, com papel alumínio ou também com a touca de silicone e agulha de crochê. Quem também adora as luzes são aquelas mulheres que querem passar para o time das loiras, porém, de maneira discreta, que é para se acostumar com maior facilidade à mudança, não chamar tanta atenção ou mesmo danificar menos a fibra capilar. Afinal, uma coloração ou descoloração global pode causar mais danos do que mechas ou luzes. Entretanto, vale a pena destacar que ao realizar o processo de luzes repetidamente o cabelo acaba igualmente fragilizado.

Tipos de mechas

Os tipos de mechas são diversos, é uma lista imensa de looks possíveis graças a essa técnica que, dependendo da maneira como é trabalhada, da espessura, posicionamento, cores, enfim… fica diferente. Tudo isso resulta em um efeito completamente novo. Confira abaixo alguns dos principais tipos de mechas existentes e, quem sabe, você escolhe aquela que mais combina com o que você está querendo para o seu visual.

Babylights

Essas são mechas bem fininhas, ou seja, são luzes. Entretanto, as luzes já são normalmente mais finas que as mechas comuns, não é mesmo!? Pois as babylights são ainda um modelo mais fino das próprias luzes. Elas imitam as faixinhas finíssimas de cabelo mais claro espalhadas pela cabeça dos bebês. Como o efeito é bem discreto e natural, a técnica foi criada para promover esse resultado.

Babylights

Raiz esfumada

A raiz esfumada está sendo muito usada, pois além de prática é democrática. Isso porque o efeito esfumado aproxima a cor natural da coloração do resto do cabelo, caso ele seja tingido, por exemplo. Dessa maneira, o efeito fica mais natural. Além disso, ela também ajuda a estender o tempo entre uma manutenção e outra no salão de beleza. Como não amar?

Morena iluminada

Tem muito amor pelos seus fios escuros? Não quer abandoná-los de jeito nenhum, porém, ainda assim quer dar aquela iluminada no visual? A técnica de morena iluminada combina tons próximos do cabelo castanho para iluminar suavemente a cabeleira, sem você ter que deixar de ser morena.

Ombré hair

Essas mechas são realizadas aproximadamente a partir da altura da orelha para baixo, criando um efeito de mechas sombreadas e sem marcação, sendo mais claras nas pontas, como se também fossem clareadas pelo sol. Se o cabelo for muito curto, pode começar também há três ou quatro dedos da raiz. Essa técnica de mechas de clareamento tem sido uma das mais usadas e pedidas nos últimos tempos, O ombré pode ser mais discreto e natural ou mais marcado e contrastante você escolhe.

Ombré hair

Sombré hair

É praticamente a mesma técnica do ombré hair comum, com a única diferença de que o seu efeito é mais sutil, colorindo menos mechas, deixando-as mais distribuídas e também escolhendo cores mais suaves para a aplicação.

Mechas invertidas

As mechas comuns são conhecidas por clarear os fios de cabelo, certo!? Já as mechas invertidas tem o objetivo também oposto. Ou seja, elas trabalham alguns tons para escurecer os fios. É usado por mulheres naturalmente loiras que buscam mudar de visual e escurecer as madeixas delicadamente, ou por aquelas que exageraram no clareamento e querem reverter o processo com cuidado.

Tiger eye

São mechas para quem tem a base do cabelo no tom castanho, seja natural ou não, e cria-se um efeito que lembra as cores da pedra chamada olho de tigre. Por este motivo o modelo ganhou o nome Tiger eye, que traduzido do inglês significa justamente isso. As cores usadas para alcançar o resultado desejado é a mistura entre bronze, dourado, amêndoa e marrom claro.

Splashlight

Esse é um modelo um tanto quanto diferente para quem adora exibir madeixas únicas e cheias de estilo próprio. Se trata de uma mecha ou faixa grossa que atravessa o cabelo na horizontal, clareando a área. O nome em inglês exprime justamente esse significado, porque ela aparenta ser um facho de luz pousando sobre as madeixas.

Underlayer

Mais um estilo diferentão! Esse look também é feito com uma mecha grossa na parte de baixo do cabelo, por dentro. Dessa maneira, o único jeito de enxergar efetivamente a mecha é prendendo as madeixas e deixando o modelo a mostra. Muitas pessoas apostam nas cores fantasia quando optam pela underlayer, ou seja, rosa, azul, roxo e por aí vai.

Cold brew hair

É uma versão da morena iluminada para fios de castanho escuro ou preto. Então mechas caramelo mais próximas da base são aplicadas pela cabeleira, criando um efeito que lembra muito a bebida de café gelado com leite, que tem o mesmo nome, inspiração para o modelo de mechas.

Cold brew hair

Californiana

Essas mechas imitam o cabelo das surfistas e praianas da Califórnia que passam o dia à beira mar e acabam com as pontinhas das madeixas mais claras graças à ação do sol, da água salgada e da parafina das pranchas, tudo combinado. O modelo original seria com um acabamento mais natural e suave, porém, a técnica veio ganhando adaptações e hoje existem californianas de todas as cores, das mais discretas às mais vibrantes.

Californiana

Mechas texanas

Está sendo chamada de releitura do ombré hair, entretanto, o que difere uma da outra é que essas mechas começam da parte de baixo para cima, ou seja, da parte interna dos fios, para a parte externa. Dessa maneira a técnica promove um efeito super equilibrado e distinto.

Mechas

Mechas contour

Lembra do contorno de maquiagem que chegou há alguns anos para conquistar o coração das mulheres? Até hoje a técnica é usada mundo a fora para criar, com efeitos de luz e sombra, um semblante mais harmônico para a face. Da mesma maneira, com mechas claras realizadas sobre fios mais escuros, as mechas contour promovem equilíbrio para os traços do rosto. Para isso, o profissional aplica mechas em locais específicos ao redor da face.

Mechas contour

Balayage

Essa técnica é feita completamente a mão, somente com o uso do pincel. Com ele, o profissional vai criando as mechas, que são finas, sem marcações e vão da raiz às pontas. O resultado da balayage é lindíssimo, por ser desenhado como uma pintura e o efeito é mega natural. Por esse motivo é também uma das técnicas mais antigas e amadas por clientes e profissionais.

Balayage

Bronde hair

Esse é o modelo de mechas perfeito para as indecisas. Isso porque ele promove um resultado que fica difícil decidir ao certo se você é loira ou morena. Portanto, se você não sabe qual visual escolher, escolha os dois optando pelas mechas do procedimento de bronde hair.

Bronde hair

Tons de mechas

Não há limites quando o assunto se refere aos tons possíveis de se aplicar nos cabelos com mechas. Entretanto, é certo que há algumas tonalidades que não saem da cabeça da mulherada, justamente por proporcionarem um efeito divino. Confira abaixo as principais delas.

Caramelo

Entre o castanho claro e loiro escuro, essa cor tem um fundinho quente bem suave que ilumina com discrição e traz vida para o visual. É uma das cores mais usadas nas mechas por ser tão democrática, especialmente para as morenas que não querem ficar loiras demais.

Dourado

Os tons de dourado são mega iluminados, glamourosos e sedutores. É para aquelas que querem cair de cabeça nos fios loiros com todas as vantagens que eles têm. É uma das tonalidades mais usadas para passar do castanho para o loiro sem medo!

Cobre

Tem um fundo quente e cheio de vida, mas ainda assim pode ser bem discreto. O mais legal das mechas cobre é o ar de mistério que elas trazem, além de promover um rostinho corado. Esse look é a cara do verão.

Loiro natural

Usado para quem quer ser loira sim, porém, sem muitas extravagâncias. Além disso, essa cor promove o aspecto de que as mechas são naturais da pessoa, efeito bem legal e discreto.

Loiro claríssimo

Dão aquele contraste master no cabelo das morenas e, no caso das loiras, essas mechas são escolhidas para que fiquem ainda mais loiras.

Loiro platinado

Sabe aquele loiro claríssimo e chiquérrimo? Ou quase branco e cheio de estilo? Pois então, se você procura algum desses dois resultados, aposte nas mechas de loiro platinado. Lembrando que nos fios escuros o contraste é super forte, porém, se você não tem medo de “chegar-chegando”, fica lindo demais!

Cores fantasia

Não podemos nos esquecer das mechas em cores fantasia, hein!? Logo elas que estão com tudo, mais do que nunca! Para se jogar nesse trend, basta escolher aquela que mais combina contigo. Algumas dessas cores estão bombando, então você pode mergulhar nas mechas living coral, mechas rose gold, mechas azuis, mechas violeta e várias outras!

Cortes que realçam as mechas

Quando você decide por uma cor de cabelo divina, nada melhor do que um corte tão lindo quanto para valorizar o trabalho do profissional, não é mesmo!? Então confira quatro opções que são garantia de arraso para combinar e realçar ainda mais as suas mechas.

Corte em camadas

O corte em camadas dá mais balanço e até mesmo textura para os fios. Por esse motivo, todo esse movimento reflete nas mechas de cabelo, fazendo com que elas fiquem muito mais a mostra.

Long bob

Há alguns anos o long bob apareceu e conquistou o coração de todo mundo, depois ele saiu um pouco de cena dando lugar para novas tendências. Entretanto, agora ele está de volta e a verdade é que ainda amamos esse cabelo que não é curto e nem comprido, por isso valoriza as mechas próximas ao rosto. Além disso, como ele é levemente desfiado nas pontas, também promove aquela textura que realça as mechas.

Shaggy hair

O shaggy é um modelo totalmente irregular, o que também traz o olhar para as pontinhas com a pigmentação das tonalidades aplicadas, vale a pena investir nessa versão retrozinha de cabelo com mechas.

Repicado

Um modelo repicado tem toda aquela pegada de fios bagunçadinhos e tomados pela liberdade. Esses fiozinhos rebeldes vão cada um para o seu canto, destacando as mechas, especialmente quando estão refletidos na luz.

Cuidados com os cabelos com mechas

Todos os cabelos precisam de cuidados, entretanto, aquele com mechas e, principalmente, os cabelos cacheados com mechas, necessitam de cuidados especiais, devido a exposição aos procedimentos químicos como descoloração e coloração. Por isso, alguns cuidados para recuperar a saúde dos seus fios são essenciais.
Ou seja, siga um cronograma capilar completo com hidratação, nutrição e reconstrução, que vão devolver aos seus fios todos os componentes que eles precisam para recuperar e manter a saúde da fibra capilar. Além disso, é muito importante no começo dar preferência às etapas de reconstrução capilar, pois são elas que vão repor a massa capilar do fio fragilizado. Conforme o fio for voltando ao normal, você pode passar a dar preferência a outras etapas, faça um teste de porosidade para descobrir como. Ah, e lembre-se de comprar bons produtos para fios com química ou danificados.

Como manter os cabelos com mechas

Para que a cor das mechas permaneça por mais tempo, você pode seguir algumas diquinhas:

  • Evite água quente e ferramentas de calor.
  • Use um shampoo para cabelos coloridos ou sem sal.
  • Tenha produtos matizadores, caso tenha optado por mechas loiras.
  • Faça um banho de brilho de tempos em tempos para devolver a cor das mechas.
  • Use um shampoo para cabelos coloridos ou sem sal.
  • Tenha produtos matizadores, caso tenha optado por mechas loiras.
  • Faça um banho de brilho de tempos em tempos para devolver a cor das mechas.

Inspirações de cabelos com mechas

Depois de tanta informação bacana sobre os cabelos com mechas, está na hora de se apaixonar por algumas imagens inspiradoras, não é mesmo!? Então bora!

Cabelo curto com mechas

Cabelo curto com mechas Cabelo curto com mechas Cabelo curto com mechas

-Cabelo médio com mechas

Cabelo médio com mechas Cabelo médio com mechas Cabelo médio com mechas Cabelo médio com mechas

-Cabelo longo com mechas

Cabelo longo com mechas Cabelo longo com mechas Cabelo longo com mechas Cabelo longo com mechas

-Cabelo preto com mechas

Cabelo preto com mechas Cabelo preto com mechas Cabelo preto com mechas Cabelo preto com mechas

Pronto, agora conta qual dos modelos de cabelos com mechas é o seu preferido!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa Notícia