8 hábitos ruins com o cabelo que você deve abandonar agora

Reflita sobre a seguinte situação: você criou uma rotina perfeita de cuidados com o cabelo, segue à risca o cronograma capilar, mas ainda sente, e vê, danos no cabelo. Se identifica com esse caso? Então pode ser que algumas atitudes do seu dia a dia, tão comuns que você as faz no automático, estão prejudicando a sua saúde capilar.

Mas se você não consegue reconhecer quais costumes estão afetando as suas madeixas, a ajuda chegou! Confira 8 hábitos ruins com o cabelo que você deve abandonar agora.

1) Lavar o cabelo com água quente

A alta temperatura da água pode não queimar os seus fios, mas vai deixá-los muito ressecados e com risco de quebra. Além disso, a água muito quente remove a oleosidade do couro cabeludo mais do que ele precisa, ocasionando o efeito rebote, ou seja, uma maior produção de óleo na raiz, o que compromete a saúde capilar. 

2) Secar os fios com a toalha

Por mais macia que seja a sua toalha, ela foi feita para secar o corpo e não o seu cabelo! Isso porque ela causa um atrito mais agressivo com os fios, deixando a camada externa do cabelo mais exposta e, assim, causando frizz. Opte por uma camiseta de algodão ou uma toalha de microfibra.

3) Prender o cabelo molhado

Lavou o cabelo, finalizou e, na pressa, resolveu prender? Esse hábito está errado! Quando os fios estão úmidos, eles ficam mais fragilizados e, ao prendê-lo assim, você pode quebrá-lo. Portanto, antes de prender, certifique-se que o cabelo secou totalmente e, caso ainda esteja molhado e você está sem tempo, use um secador. 

4) Usar rabo de cavalo muito apertado

Muitas mulheres gostam de um rabo de cavalo alinhado e com os fios da frente bem esticados. Só que na busca pelo penteado perfeito, acabam apertando demais. Ao prender o cabelo de forma muita apertada você causa uma alta tração nos fios, o que pode levar à queda capilar que, em alguns casos, é irreversível. Faça rabos de cavalo mais soltos e, para alinhar os fios frontais, use um gel ou gelatina.

5) Pentear o cabelo de qualquer jeito

Por mais simples que pareça o ato de pentear os fios, ele precisa ser feito de maneira correta. Para pentear o cabelo sem prejudicar a saúde capilar, você deve começar de baixo para cima, com os fios levemente úmidos, com o pente correto pro seu tipo de cabelo e com gentileza! 

6) Usar ferramentas de calor na temperatura máxima

Quanto mais quente, mais eficiente? Não mesmo! O calor excessivo aumenta a porosidade dos fios, danifica a cutícula (parte superficial) e o córtex (estrutura interna, onde é armazenada a queratina, responsável pela força e elasticidade dos fios). Por isso, sempre use secador, chapinha ou modelador em temperatura moderada.

7) Usar ferramentas de calor sem aplicar proteção térmica nos fios

Você já sabe que o calor das ferramentas podem prejudicar os fios, mas sem proteção térmica esse efeito é ainda mais negativo. Assim como a pele ao sol, ao expor o cabelo ao calor do secador ou chapinha, você precisa protegê-lo com produtos que tenham proteção térmica, pois eles formam uma película sobre os fios, evitando maiores danos.

8) Montar um cronograma capilar sem considerar seu tipo de cabelo

De nada vale ter um cronograma capilar impecável quando ele não está adequado para o seu tipo de cabelo. Para te ajudar nessa adequação, veja abaixo sugestões de produtinhos para cabelos lisos, ondulados, cacheados e crespos:

Cronograma capilar para Cachos e Crespos SOS Hidratação

Cronograma capilar para cabelo Cacheado SOS Hidratação 

Cronograma capilar para cabelo Liso e Ondulado SOS Hidratação

E aí, dos 8 hábitos ruins para o cabelo, quantos você ainda precisa tirar da rotina?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Horas
minutos
segundos
Cabelo liso loiro claro quase branco

Cortes de cabelo curto

Os cortes de cabelo curto estão sendo cada vez mais procurados pelas brasileiras que querem dar um up no visual. As madeixas curtas são versáteis,

Leia completo »